Pesquisa

 

Esta página mostra os trabalhos de pesquisa realizados na Instituição que deram origem a softwares, objetos e máquinas desenvolvidos por professores, alunos e servidores.

Impressora 3D desenvolvida pelo grupo de pesquisa NEMA no IFSC.

Robô Subaquático: Este projeto desenvolveu um ROV (Remotely Operated Vehicle – Veículo Operado Remotamente) para a realização de exploração subaquática. A principal vantagem no uso de um ROV subaquático é permitir a exploração de áreas do oceano que ainda são pouco exploradas, devido aos riscos inerentes da atividade de mergulho por seres humanos.

Posto de recarga para bicicletas elétricas abastecido por energia solar: Com a crescente poluição, e uma matriz energética baseada nos combustíveis fósseis, tem se buscado formas alternativas de se locomover sem prejudicar o ecossistema, as bicicletas elétricas são uma opção. Equipadas com motor elétrico e bateria, podem ser impulsionadas por energia elétrica ou através dos pedais. Pensando nessas bicicletas, surgem os primeiros postos de recarga para bicicletas elétricas a partir da energia solar no Brasil.

Sistema de Controle para elevador de 4 andares: Sistema capaz de controlar um elevador de até 4 pisos, com tempo de parada regulável por andar e feito totalmente a partir de componentes lógicos discretos.

Esteira Inteligente: Projeto Implementação de Controle de Produção com Custo Reduzido.

Projeto SiMA: Sistema de Monitoramento Aéreo de Média Altitude – Aeronave não tripulada (VANT) com capacidade de desempenhar tarefas diversas orientadas por rádio controle, coordenadas GPS, e/ou vôo autônomo por padrões pré-definidos
VIDEOClique aqui e assista uma demonstração em vídeo

 
Barco Solar – Barco movido a energia solar

Mão Robótica – Protótipo de uma mão robótica comandada através de smartphone

Automação Residencial – Modelo para automação de uma casa comandada através de smartphone

Robô IR – Protótipo de um dispositivo móvel controlado através de controles remotos comuns
VIDEOClique aqui e assista uma demonstração em vídeo