PECCE

Grupo de Pesquisa em Computação Científica para Engenharia

 

 

“Never lose your sense of wonder.”

— Hassall

PECCE

O Grupo de Pesquisa em Computação Científica para Engenharia (PECCE) é por princípio multidisciplinar. Tem como característica a forte cooperação entre o Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC) e a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE). Destaca-se que as suas atividades abrangem o ensino, a pesquisa e a extensão nas linhas de computação científica e instrumentação industrial.  O PECCE é associado ao Laboratório de Computação Científica Aplicada (LCCA), ao Laboratório de Simulação e Instrumentação Virtual (LSIV), ao Departamento Acadêmico de Eletrotécnica (DAE) e ao Departamento Acadêmico de Eletrônica (DAELN).

Instrumentação Industrial

Desenvolve e aplica instrumentos de medição e controle de processos industriais.

Computação Científica

Desenvolve modelos matemáticos e técnicas de soluções numéricas para analisar e resolver problemas científicos e de engenharia.

Produção

Em Andamento

Desenvolvimento tecnológico para o monitoramento da temperatura de rotores de máquinas elétricas girantes (AUTOMATIC / FAPESC) 

 

Em Andamento

Aprenda, desenvolva, ensine e compartilhe técnicas de Inteligência Artificial
(INTEL NERVANA ACADEMY) 

Em Andamento

Pesquisa aplicada em diagnóstico preditivo: desenvolvimento e inovação para produtos de monitoramento e análise de vibrações em geradores de energia (AQTECH / FAPESC)

Equipe

Pesquisadores Docentes

http://lattes.cnpq.br/7864845374871073

Sergio.Avila@ifsc.edu.br

Eletrotécnico (ETFSC-1994) e Engenheiro Industrial Eletricista (FURB-2000). Possui mestrado pela UFSC (2002) e doutorado com duplo-diploma pela Ecole Centrale de Lyon/França e UFSC (2006), ambos em engenharia elétrica e versando sobre otimização de dispositivos e sistemas. Realizou seu primeiro estágio de pós-doutoramento industrial no ano de 2006 na Schneider Electric (INPG – França), onde ajudou a desenvolver uma nova tecnologia para o melhor gerenciamento de redes de transmissão e distribuição de energia elétrica. Em 2008 concluiu o seu segundo estágio de pós-doutoramento na Escola Politécnica da USP, onde otimizou um processo para testes de equipamentos elétricos. Entre 2008 e 2009 atuou e coordenou projetos de P&D&I na Fundação CERTI. Entre 2009 e 2010 foi engenheiro na SC Parcerias S.A., empresa que tem por objetivo gerar investimentos no território catarinense, responsável pela análise de viabilidade técnica, econômica e financeira de novos negócios. Desde 2010 é Professor e Pesquisador no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Tem experiência em engenharia; otimização e análise de sensibilidade na concepção de dispositivos e sistemas; estudos de viabilidade de negócios; gerenciamento de projetos e análise de riscos. É líder do Grupo de Pesquisas em Computação Científica para Engenharia (PECCE), que envolve pesquisadores do IFSC e empresas da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE); e pesquisador do Grupo de Estudos em Sistemas de Energia (GESE). Atua também como consultor ad-hoc para o MEC e a FAPESC.

Técnicos de Laboratório

http://lattes.cnpq.br/2486743575566990

Danilo.Policarpo@ifsc.edu.br

Atualmente é Técnico de Laboratório na área de Eletromecânica do Instituto Federal de de Santa Catarina (IFSC). Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Projetos de Máquinas.

Pesquisadores Discentes 

Carlos Eduardo Novelletto Ricardo     Daniel Godoy     Thiago Matsuo

Parceiros

Faça uma visita!