Comercialização no Mercado de Energia Elétrica I

Carga horária: 45 horas

Número de créditos: 3

Disciplina Comercialização no Mercado de Energia Elétrica I
Ementa

Fundamentos dos modelos básicos referentes ao comportamento da produção e do consumo no contexto de mercado de energia. Formas de organização de mercados: Concorrência perfeita, concorrência monopolista, oligopólio, monopólio. Mercados de Energia Elétrica. Análise dos modelos de organização dos mercados de Energia Elétrica: Modelo I: Monopólio; Modelo II: Agência Compradora Única; Modelo III: Competição no Atacado; Modelo IV: Competição no Varejo. Conceitos Fundamentais de Comercialização. CCEE – Câmara de Comercialização de Energia Elétrica: Organização Institucional e Operacional. Processos de Compra e Venda de Energia Elétrica no Mercado Brasileiro: Contratação de Energia Elétrica no Setor Elétrico Brasileiro – formas de contratação e tipos contratos no Ambiente de Contratação Regulada (ACR) e no Ambiente de Contratação Livre (ACL). Visão Geral das Regras e procedimentos de Comercialização. Mercados de longo e curto prazos – características e formulações. Mecanismos de Contabilização no Setor Elétrico Brasileiro: Contabilização e Liquidação de energia no Mercado de Curto Prazo. Cálculo da Garantia Física. MRE – Mecanismo de realocação de energia.

Bibliografia 1] SILVA, E. L., “Formação de Preços em Mercados de Energia Elétrica”, Edição do Autor, 2ªEdição – 2012.

[2] HUNT, S.; SHUTTLEWORTH,G. . Competition and Choice in Electricity. John Wiley & Sons Inc. 1996.

[3] TOLMASQUIM, M. T.; Novo Modelo do Setor Elétrico Brasileiro. Synergia, EPE, Brasília, 2011.

[4] PINTO Jr., H. Q.; Economia da Energia: fundamentos econômicos, evolução histórica e organização industrial. Rio de Janeiro: Campus, 2007.

[5] MAYO, Roberto; Mercado de Eletricidade. Rio de Janeiro – RJ – Brasil: Synergia, 2012.

[6] FELDMAN, R. D.; Brazil: Deregulation and the Future of Project Finance. The Journal of Project Finance, Institucional Investor Inc. Spring,v.4,n.1,1998.

[7] VIJAY KRISHNA. Auction Theory. Academic Press. 2009.

[8] PAUL MILGROM. Putting Auction Theory to Work. Cambridge University Press. 2004.

[9] FRED I. DENNY AND DAVID E. DISMUKES, “Power System Operations and Electricity Markets”, 2002, CRC Press LLC.

[10] HARRIS,C., “Electricity Markets – Pricing, Structures and Economics”, John Wiley & Sons, 2006.

[11] Agência Nacional de Energia Elétrica: Legislação Básica do Setor Elétrico Brasileiro, disponível em <http://www.aneel.gov.br>; acesso em maio de 2014.