Discentes

Dyego de Campos

Mestrando em Sistemas de Energia Elétrica do IFSC. Graduado em Sistemas Eletrônicos pelo IFSC. Possui curso de capacitação na Linguagem C++ (320h ) e Curso Técnico profissionalizante em eletrônica pelo SENAI – SJ. Mestrado Profissional incompleto em Mecatrônica no IFSC. Atualmente é Técnico em Eletrônica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Possui experiência no desenvolvimento de Placas de Circuito Impresso, curso de especialização em Projetos de PCI (INPE) curso de especialização em soldas SMD/THT/BGA (ELABORATA) e na confecção de Protótipos através de Fresadora CNC especializada. Atua como desenvolvedor de circuitos eletrônicos no projeto de Economizadores de Energia. Áreas de interesse: sistemas fotovoltaicos, energias renováveis e eletrônica de potência.

Ingresso: 2018/1Orientador: RUBIPIARA C. FERNANDES
Linha de Pesquisa: Planejamento e Operação em Sistemas de Energia Elétrica
Luis Felipe S. de Carvalho Rosa

 Possui graduação em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2000), graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e especialização em MBA Comercialização de Energia Elétrica pela Universidade de Pernambuco (2013) .Atualmente é gerente da Divisão de Gestão Comercial de Energia na Companhia de Geração e Transmissão de Energia Elétrica do Sul do Brasil – CGT Eletrosul. 

Ingresso: 2018/1 Orientador: ERLON CRISTIAN FINARDI Linha de Pesquisa: Mercados de Energia Elétrica
Marcos Roberto Schmitt

Possui formação técnica em Eletrotécnica pelo Instituto Federal de Santa Catarina (2007) e graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2015). Atualmente é Operador de Sistemas Elétricos – Operador Nacional do Sistema Elétrico / Florianópolis / SC, atuando na operação em Tempo Real do Sistema Elétrico, desenvolvendo atividades diversas como monitoração e controle de Tensão, monitoração e controle de Geração, operação de Reservatórios, controle e coordenação de Intervenções, entre outras.

Ingresso: 2018/1Orientador:
FABRICIO Y. K. TAKIGAWA
Linha de Pesquisa: Mercados de Energia Elétrica
Pierry Moreno Reinaldo

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010) e graduação em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Atualmente é engenheiro eletricista – Celesc Distribuição S/A. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica, Telecomunicações e Sistemas de Energia.

Ingresso: 2018/1Orientador: BRUNO S. DUPCZAKLinha de Pesquisa: Planejamento e Operação em Sistemas de Energia Elétrica
Renata Faraco

   Possui graduação em Engenharia de Controle e Automação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Atualmente é engenheira de controle e automação – Specto Painéis Eletrônicos. , atuando principalmente nos
seguintes temas: missão crítica, data center, supervisão de ambientes de missão crítica, desenvolvimento de hardware e software.

Ingresso: 2018/1Orientador: JacksonLagoLinha de Pesquisa: Planejamento e Operação em Sistemas de Energia Elétrica

 

Luis Bernardo T. Baran

   Engenheiro Eletricista na empresa CELESC, departamento de comercialização, com interesses nas áreas de Sistemas de Potência, Mercado, Regulação e Planejamento Energético.

Ingresso: 2019/1Orientador: sem orientação ainda.
Linha de Pesquisa: Mercados de Energia Elétrica
Lucas da Silveira

Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em sistemas de geração de energia fotovoltaica.

Ingresso: 2019/1Orientador: sem orientação ainda.
Linha de Pesquisa:  Mercados de Energia Elétrica
Adrisson Consoni Floriano

Engenheiro eletricista graduado pela UFSC, atua desde 2009 com o desenvolvimento de produtos para a telemedição de energia elétrica (MDM e MDC), IoT e Smart Cities. Experiência com desenvolvimento de software e metodologia ágil. CSPO desde 2014. Interface com geradoras, distribuidoras, órgãos reguladores e fornecedores de equipamentos e sistemas. Com profundo conhecimento da legislação vigente e após acumular alguma experiência do setor, tem contribuído para algumas revisões do PRODIST e normas ABNT, além de especificações de regras de negócio para a CCEE.

Ingresso: 2019/2Orientador: sem orientação ainda.
Linha de Pesquisa: Mercados de Energia Elétrica
André Ikeda Cantão

   Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Atualmente é engenheiro eletricista na Celesc Distribuição. Atua na área de pré-operação do sistema elétrico.

Ingresso: 2019/2Orientador: sem orientação ainda.Linha de Pesquisa: Mercados de Energia Elétrica
Felipe Rejes de Simoni

Possui Bacharelado em Ciência e Tecnologia e Bacharelado em Engenharia de Energia pela Universidade Federal do ABC (2015). Na graduação teve foco em sistemas térmicos e geração renovável de energia. Tem experiência em sistemas de operação e manutenção do setor elétrico. Atualmente é Engenheiro de Sistemas de Operação na ENGIE Brasil Energia.

Ingresso: 2019/2Orientador: sem orientação ainda.
Linha de Pesquisa:  Mercados de Energia Elétrica
Guilherme Pauli

Atualmente atua com Especialista em Negócios de Energia na Paradigma Business Solutions S/A, dando suporte a operações dentro do Mercado de Energia Elétrica. Técnico em Eletrotécnica (2013) e Engenheiro Eletricista (2018) formado pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Atuou como aluno bolsista no Programa Institucional de Incentivo à Produção Científica e Inovação Tecnológica (PIPCIT) do Instituto Federal de Santa Catarina nos períodos de 2014-2015 e 2015-2016. Atuou com estagiário na HAMK – University of Applied Sciences – Finlândia. Desenvolvendo estudos e implementações na área de IoT (Internet das Coisas), voltado para Eficiência Energética, Planejamento Integrado de Recursos Energéticos (PIR), medição e controle de luz, pH e temperatura para o crescimento de microalgas e produção de biodiesel.

Ingresso: 2019/2Orientador: sem orientação ainda.
Linha de Pesquisa:  Mercados de Energia Elétrica
Julia Simeoni Paul

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). É engenheira eletricista na Celesc Distribuição. Atuou na área de comercialização e mercado de energia entre 2013 e 2018. Atualmente trabalha no planejamento do sistema elétrico da Celesc Distribuição.

Ingresso: 2019/2Orientador: sem orientação ainda.
Linha de Pesquisa: Mercados de Energia Elétrica
Mateus Alexandrino

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Atualmente é engenheiro de projetos de sistemas de proteção e controle na Eletrobras Eletrosul.

Ingresso: 2019/2Orientador: sem orientação ainda. 
Linha de Pesquisa: Mercados de Energia Elétrica

 

Matheus Varela Branco

    Graduado em Engenharia Elétrica pelo Instituto Federal de Santa Catarina.

Ingresso: 2019/2Orientador: sem orientação ainda. 
Linha de Pesquisa: Eletrônica de Potência Aplicada a Sistemas de Energia Elétrica
Neimar de Almeida Oliva

Graduado em Engenharia Elétrica pelo Instituto Federal de Santa Catarina. Curso técnico em mecânica pela Escola Técnica Federal de São Paulo. Possui experiência profissional na área de engenharia de produção mecânica, com ênfase em métodos e processos de usinagem e montagem de eixos e motores de caminhões e ônibus, na Scania Latin America. Atualmente em projetos de pesquisa nas áreas de microrredes e plantas virtuais de energia, com foco na comercialização de energia elétrica no mercado livre e o marco regulatório do setor. Atua no Centro de Energias Sustentáveis da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras – Certi (desde maio de 2017).

Ingresso: 2019/2Orientador: sem orientação ainda. 
Linha de Pesquisa: Mercados de Energia Elétrica
Pedro Henrique Schulze

Engenheiro Eletricista (Ênfase em Eletrotécnica) pelo Instituto Federal de Santa Catarina (desde 2018). Técnico em Eletromecânica pelo SENAI/SC – Lages (desde 2012). Atualmente atua como Analista de Gestão de Risco e Preço na empresa ENGIE Brasil Energia na área de Planejamento e Gestão da Geração e Portfólio.

Ingresso: 2019/2Orientador: sem orientação ainda.
Linha de Pesquisa: Mercados de Energia Elétrica