Projetos do Laboratório

Theremin

O theremim é um dos primeiros instrumentos musicais completamente eletrônicos, controlado sem qualquer contato físico pelo músico.
O instrumento é controlado através de duas antenas de metal, que percebem a posição das mãos do músico e controlam osciladores de frequência com uma das mãos, e com a outra a amplitude (volume), de forma que não seja preciso tocar no instrumento.

Braço Robótico

O Robot Arm é um projeto open source desenvolvido por Florin Tobler, que consiste em um braço robótico produzido em sua íntegra em impressoras 3D. Quase todas as articulações móveis possuem pelo menos um rolamento de esferas, para reduzir o atrito, além de promover a estabilidade geral e a precisão de seus movimentos. O braço utiliza motores de passo NEMA 17 controlados por um microcontralador.

Projetos do Laboratório

Esteira

A esteira, um recurso do processo produtivo tradicionalista do chão de fábrica, desponta como um dispositivo estratégico da indústria 4.0, agregando tecnologias destinadas a otimizar, controlar e monitorar processos industriais, e viabilizar vantagem competitiva e qualidade ao parque fabril brasileiro. É neste contexto que esse recurso está inserido em um “fazer docente” de ofertas acadêmicas do Departamento Acadêmico de Eletrônica, de forma que educandos se percebam agentes ativos de processos científicos-tecnológicos.

Projetos Integradores

Nossa Metodologia

Metodologia Orientada à Projetos

A metodologia que orienta o corpo de projetistas do laboratório, decorre de um “fazer docente” construído a partir da década de 1980, quando havia no departamento apenas cursos técnicos. Esta metodologia construída por professores se identifica com um tipo de metodologia mundialmente conhecida como Project Based Learning (PBL) e contemporaneamente com a metodologia CDIO: Concepção – Desenvolvimento – Implementação – Operacionalização. Essas apresentam identidade e sintonia, em face de se constituírem como metodologias ativas, em que o trabalho está posto como princípio educativo e a pesquisa como princípio pedagógico, na perspectiva do desenvolvimento de competências.

Bolsistas do Laboratório

Bolsistas Atuais

Cleisson Fernandes da Silva

Bolsistas Anteriores

Tarcis Aurelio Becher

Voluntários

Fernando Martins da Silva

Nosso Time

Galeria

TOP