Trabalhos de Conclusão de Curso – Pós Graduação

Os trabalhos de conclusão de curso estão organizados pela ordem de apresentação.

Autor: Joao Paulo Bodanese Resumo:

Com o advento e a atual expansão dos sistemas multimídias de áudio, o uso de equalizadores digitais se tornou um item fundamental no desenvolvimento destes. O presente trabalho relata a síntese do desenvolvimento de um equalizador gráfico digital, composto de 10 filtros do tipo IIR, implementados em freqüências divididas simetricamente, ao longo do espectro auditivo em um processador digital de sinal (DSP), no sistema operacional uClinux. Baseado nesta síntese foi proposto um protótipo apto a realizar equalizações em tempo real, utilizando a interface de comunicação serial do computador para o controle dos parâmetros de equalização no DSP. Neste trabalho será abordada a teoria sobre processamento digital de sinais, a arquitetura dos processadores DSPs, teoria básica sobre som, os principais tipos de filtros utilizados por equalizadores profissionais e a estratégia utilizada para implementação deste trabalho. E por fim serão apresentados os resultados de simulação obtidos com o Matlab e o simulador do DSP, assim como resultados obtidos em tempo real.

Palavras Chaves: Equalizador digital, processamento digital de sinal, DSP, uClinux.

Título: Implementação de Equalizador de Áudio em DSP
Download: Defesa 01_Joao Paulo Bodanese_Implementacao de Equalizador de Audio em DSP
Autor: Alexandre Kremer Resumo:

Nos dias de hoje, a tecnologia está se tornando cada vez mais parceira do ser humano no sentido de facilitar certas ações do seu cotidiano, proporcionando um grande aumento na produtividade do seu trabalho, bem como um maior controle sobre os resultados provenientes deste mesmo trabalho. Neste sentido, a Weightech elaborou no decorrer dos anos de 2007 e 2008 a concepção e execução do projeto batizado de PesoNET. Com 24 anos de vivência em pesagem industrial, o senhor Carlos Marin vem acumulando experiências boas e más referentes à este mercado, sendo que toda esta análise e observações feitas durante este período culminaram na concepção de um sistema de pesagem em rede confiável, inovador e com características tecnológicas até então pouco utilizadas neste segmento específico. Este documento visa apresentar a empresa Weightech, informando suas estratégias utilizadas até então e sua estrutura organizacional, além de explicar o que é a rede PesoNET , esclarecer todos os aspectos sobre seus diversos componentes e por fim exemplificar de forma clara sua utilização e seus benefícios. Também aborda assuntos referentes à outros segmentos de tecnologia, que por ventura possam ser utilizados em benefício do usuário para que se atinjam os objetivos no tocante à melhoria dos processos de pesagem industrial e rodoviária.

Palavras-chaves: PesoNET, Pesagem em Rede, Pesagem Industrial, Pesagem Rodoviária.

Título: Pesonet Qualidade Pesagem e Conectividade
Download: Defesa 02_Alexandre Kremer_Pesonet Qualidade Pesagem e Conectividade
Autor: Cesar Augusto de Martins e Pinheiro
Resumo:

A eletrônica digital veio revolucionar todos os campos do conhecimento humano, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida, inclusive com o prolongamento da vida produtiva. Por outro lado, pelos novos hábitos de vida, um grande problema se apresenta: o câncer. Doença extensamente estudada, mas ainda não decifrada em alguns aspectos, e que leva aos altos índices de mortalidade, fazendo jus ao seu estigma de doença mortal quando diagnosticada tardiamente. Um dos tratamentos para esta doença é a radioterapia, que usa máquinas especializadas para fornecer a radiação necessária ao tratamento, entre elas os chamados de aceleradores lineares para tratamento do câncer. Estas máquinas são hoje equipamentos complexos, e com alta tecnologia em eletrônica logicamente protegidas por patentes e segredos de fábrica, o que dificulta a obtenção de dados para seu estudo e entendimento. O presente trabalho oferece uma visão geral do equipamento, uma descrição dos seus sistemas operacionais, uma descrição das interrelações entre seus sistemas, e descreve como operam alguns dos sistemas mais importantes deste equipamento. Descreve também o que é e como se faz a aceleração dos elétrons, que se constitui no principio de funcionamento do equipamento.

Título: Aceleradores Lineares para Aplicações Médicas
Download: Defesa 03 _Cesar Augusto de Martins e Pinheiro_Aceleradores Lineares para Tratamento de Cancer
Autor: Fabio Pereira
Resumo:

Este trabalho visa a apresentar a implementação de um dispositivo capaz de executar músicas monofônicas de aparelhos de telefone celular (conhecidas como ringtones). Além de ser capaz de tocar as referidas músicas, o dispositivo apresentado inclui uma característica adicional, que é capacidade de detectar movimentos súbitos que são utilizados para provocar o avanço da seqüência de execução. Desta forma, um simples “chacoalhar” do dispositivo em uma determinada direção provoca o avanço da seqüência de execução. O objetivo do projeto é demonstrar uma alternativa de baixo custo para um player ou jukebox eletrônico, encontrando aplicação nas áreas de entretenimento (jogos eletrônicos simples), telecomunicações (música de espera para sistemas telefônicos).

Título: Player de Ringtones com Sensor de Movimento
Download: Defesa 04_Fabio Pereira_Player de Ringtones com Sensor de Movimento
Autor: Roberto do Amaral Sales Resumo:

Desde as mais antigas civilizações, o ser humano sempre teve necessidade de se localizar no mundo. Os mapas rudimentares, as inscrições e demarcações em pedra, os monumentos usados como pontos de referência geográfica, tudo indica a vontade humana em se perceber no espaço e demarcar seu território. Esta monografia procura mostrar o avanço no posicionamento global através do GPS – Global Positioning System (Sistema de Posicionamento Global), bem como mostrar o quanto a tecnologia está acessível para projetos com eletrônica embarcada. Propõe-se como prática a elaboração de uma biblioteca em linguagem C, compatível com diversas plataformas, para facilitar a integração de receptores de GPS com microcontroladores e microprocessadores em sistemas onde é necessário criar uma “cerca geográfica”, adquirindo dos receptores informação de hora, data, coordenadas geográficas, e fazendo o cálculo da distância entre duas coordenadas distintas. Para a criação do código, será focada a capacidade dos processadores, as diferenças entre cada compilador e as possíveis aplicações desta biblioteca.

Título: Leitor Microcontrolado de GPS
Download: Defesa 05_Roberto do Amaral Sales_Leitor Microcontrolado de GPS
Autor: Jean Carlos Esser Resumo:

Este projeto surgiu da necessidade da empresa Tecnocontrol de monitorar um novo equipamento desenvolvido, e que precisa ter algumas grandezas físicas analisadas, tais como pressão, tensão elétrica, temperatura e umidade interna, abertura do painel, por um longo período de tempo, para poder conhecer o rendimento, o funcionamento e suas limitações. Estas informações recolhidas em espaços de tempo pré-determinados serão analisadas e mostrarão o funcionamento do equipamento montado em campo e, com isso, será possível melhorar a eficiência dos equipamentos, tanto do ponto de vista de produção, quanto do ponto de vista da eficiência energética.

Título: Data Logger – Coletor de Dados
Download: Defesa 06_Jean Carlos Esser_Data Logger – Coletor de Dados
Autor: Tiago Jose Avila Resumo:

Módulos de I/O (inputs/outputs ou entradas/saídas) são comumente utilizados na indústria para ler sinais, acionar cargas, para controle ou monitoramente de grandezas significativas em um determinado sistema e podem ser conectados através de uma rede de comunicação serial (usualmente RS232, RS485, RS422 ou TCP/IP) a controladores ou sistemas supervisórios SCADA (Supervisory Control And Data Acquisition). Esta monografia descreve o desenvolvimento de um módulo de I/O’s, com finalidade comercial, baseado no protocolo de comunicação Modbus e meio físico para transmissão de dados no padrão RS232. Para este projeto, foram aplicadas 2 tecnologias distintas de microcontroladores e 2 implementações semelhantes entre si objetivando as mesmas características e benefícios para o integrador/usuário final. As estruturas de software embarcado e hardware são descritas e, evidenciados os prós e contras do uso de cada processador para um definido módulo de Módbus I/O (12 entradas e 8 saídas digitais) baseados no modo RTU (Remote Terminal Unit) deste protocolo. As implementações do projeto e testes são feitos em placas de circuitos impressos dedicadas para cada processador; microcontroladores AT89C51RC (CISC) e ATmega64 (RISC), ambos do fabricante Atmel. Uma vez que um módulo de I/O usualmente atua como um escravo em uma rede de comunicação de dados, os testes de validação foram efetuados com o uso de um CLP (Controlador Lógico Programável) e softwares (executados em um microcomputador padrão IBM-PC) operando como mestres de uma rede Modbus RTU.

Palavras chave: Módulo I/O, protocolo, Modbus, microcontroladores

Título: Módulo Modbus IO
Download: Defesa 07_Tiago Jose Avila_Modulo Modbus IO
Autor: Sandro Natalino Demetrio Resumo:

Por muitos anos todos os padrões desenvolvidos para redes sem fios eram destinados a aplicações de alta taxa de dados. Devido a necessidade de padronizar as redes de sensores sem fio, foi criado pelo IEEE o padrão IEEE 802.15.4 que satisfaz aos requisitos de confiabilidade, segurança, baixa potência, baixo custo e baixa taxa de transmissão. Para patrocinar o crescimento de aplicações com o uso do padrão IEEE 802.15.4 foi criada a Aliança ZigBee, com o propósito de criar regras comuns para integração de aplicações, denominado padrão ZigBee. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um estudo sobre as tecnologias de redes sem fio, mais especificamente sobre as particularidades das redes de sensores sem fio. De forma complementar aos estudos, foi desenvolvido um experimento integrando redes de computadores TCP/IP, através do protocolo SNMP, com redes de sensores sem fio, demonstrando os benefícios e possibilidades geradas pela integração das redes de sensores sem fio com as redes TCP/IP.

Palavras-chave: LR-WPAN, Redes, Wireless, Comunicação, Sensores, ZigBee.

Título: Redes de Sensores sem Fio
Download: Defesa 08_Sandro Natalino Demetrio_Redes de Sensores sem Fio
Autor: Pedro Paulo da Silva Resumo:

O presente trabalho descreve a criação de uma MIB SNMP para a linha Impacta de centrais telefônicas produzidas pela Intelbrás, incorporando a característica de gerenciamento remoto a estes equipamentos. Nele são apresentados o funcionamento do protocolo SNMP, as regras de construção de uma MIB e características das centrais Impacta. É apresentado também o documento formal da MIB implementada e o procedimento para sua incorporação ao agente Net-SNMP.

Título: Implementacao de uma MIB SNMP da Intelbras
Download: Defesa 09_Pedro Paulo da Silva_Implementacao de uma MIB SNMP da Intelbras
Autor: Ernesto Rolim Theodorico da Silva Resumo:

O presente trabalho traz um sistema de coleta automática e armazenamento cronológico de dados (Data Logger), para um dispositivo GPS (Global Positioning System). O módulo GPS, fabricado pela UniTraQ, enviará as sentenças através do protocolo NMEA-0183 V3.01 a uma placa contendo um FPGA da Xilinx®, este se encarregará de armazenar as sentenças em uma memória não volátil. Ao ser conectado a um PC (personal computer), através da porta serial, o Data Logger irá descarregar as informações armazenadas. Estas informações serão tratadas por um software no PC que irá gerar um mapa do percurso através da utilização das APIs do Google Maps.

Palavras-chave: FPGA, GPS, Data Logger.

Título: Data Logger para GPS
Download:Defesa 10_Ernesto Rolim Theodorico da Silva_Data Logger para GPS
Autor: Rodrigo dos Santos Martins Resumo:

A qualidade da energia elétrica vem sendo alvo de inúmeras discussões, especialmente no que tange a distorções harmônicas de tensão e corrente. Em especial esta última, pois provoca a maioria dos distúrbios e problemas nos sistemas elétricos. Nas residências, um dos maiores consumidores de energia, sem sombra de dúvida, são os chuveiros elétricos, devido à alta potência dos mesmos, necessária para aquecer uma quantidade razoável de água em um curto intervalo de tempo, assim como nas indústrias que também necessitam de aquecimento elétrico de água. Usualmente o controle para estes circuitos é feito com sistemas ON/OFF, ou com controle da tensão eficaz no elemento resistivo por meio de variação no ângulo de disparo em tiristores. Uma das desvantagens do controle ON/OFF é a perceptível mudança de temperatura entre os períodos ON e períodos OFF, o que os torna impraticáveis para processos que exijam estabilidade de temperatura, ou mesmo para conforto do usuário. O método de controle por variação no ângulo de disparo em tiristores tem excelente estabilidade de temperatura, porém para grandes potências, mesmo sendo estas puramente resistivas, o recorte da tensão, e conseqüentemente da corrente elétrica, gera fortes distorções harmônicas de tensão e corrente, que podem gerar diversos efeitos prejudiciais a sistemas da mesma rede elétrica e até mesmo prejudicar o funcionamento do próprio controle de aquecimento Assim, como opção a estes controles citados, existe o controle por ciclos inteiros, que teoricamente une o melhor dos dois métodos citados acima, pois tem estabilidade e não gera distorção harmônica, pois efetua a comutação da carga na passagem por zero, não produzindo desta forma distorções harmônicas. A presente monografia tem como objetivo discutir para uso residencial um método de controle muito conhecido academicamente, e que vem se tornando a cada dia mais viável em virtude da redução drástica do custo dos microcontroladores. O controle proposto é o de ciclos inteiros para cargas resistivas em equipamentos de aquecimento de água, especialmente em chuveiros e torneiras elétricas. Porém, o controle por ciclos inteiros pode provocar o efeito “Flicker”, ou cintilação, que é a variação da tensão da rede de energia, que pode provocar alguns inconvenientes, como a oscilação na luminosidade em lâmpadas incandescentes. Para minimizar ou eliminar estes efeitos técnicas de modulação e desenvolvimento de software são essenciais.

Palavras Chave: qualidade de energia elétrica; aquecimento de água; controle de aquecimento.

Título: Aquecimento de Água Usando Ciclos Inteiros
Download:Defesa 11_Rodrigo dos Santos Martins_Aquecimento de Agua Usando Ciclos Inteiros
Autor: Ederson Ferronato Resumo:

Este trabalho apresenta o projeto de um painel de leds dispostos na forma de uma matriz, composta por 7 linhas e 60 colunas, onde cada led é um ponto da matriz. O sistema liga os LEDs através da varredura dos leds em linha e utiliza a persistência da visão para formar as palavras no display alfanumérico. As mensagens são criadas em um software instalado em um computador e transmitidos via rede sem fio para o painel de leds. Quando o painel recebe os dados, os processa e apresentar a mensagem corretamente.

Palavras-Chave: Wireless, ZigBee e Matriz de LEDs.

Título: Painel de LEDs com Comunicação Sem Fio Utilizando o Protocolo Zigbee
Download:Defesa 12_Ederson Ferronato_Painel de LEDs com Comunicação Sem Fio Utilizando o Protocolo Zigbee
Autor: Daniel Dezan de Bona Resumo:

Atualmente, a profissionalização de muitos esportes e o aumento no número de praticantes de atividades físicas tem demandado uma atenção especial ao treinamento. Unir tecnologia e esporte tem sido um desafio a ser superado e cada vez mais se tem buscado novos meios de se avaliar o desempenho durante a prática da atividade física. O presente trabalho aborda uma parte desta problemática com a pesquisa e desenvolvimento de uma plataforma para sensoriamento da força relativa exercida durante a prática do desporto. Além do desenvolvimento em si, é sugerida uma abordagem que possibilite a redução do custo do projeto visando atender um maior número de modalidades. Iniciando com uma pesquisa sobre os tipos de sensores passíveis de serem utilizados nesta aplicação, o trabalho segue com o desenvolvimento dos módulos de hardware e o firmware embarcado e, com auxílio do MATLAB, são gerados gráficos em 2D para visualização dos pontos de força exercida e validação do sistema. Ao final é realizado um comparativo de preço com as aplicações disponíveis no mercado além das conclusões e sugestões para trabalhos futuros.

Palavras Chaves: Sensoriamento piezoelétrico; Plataforma de sensores; Força relativa em esportes.

Título: Sistema de Aquisicao de Forca Relativa para Aplicacao em Esporte – Uma Proposta de Baixo Custo
Download:Defesa 13_Daniel Dezan de Bona_Sistema de Aquisicao de Forca Relativa para Aplicacao em Esporte – Uma Proposta de Baixo Custo
Autor: Silvio Rodrigo de Lima Resumo:

Atualmente, no mercado imobiliário, existe uma crescente demanda na construção de pequenos condomínios, edificações estas que mesmo com infraestrutura simples, ainda devem oferecer aos moradores segurança e conforto a um baixo custo. Usualmente em prédios antigos e mesmo em alguns mais novos, placas de interfonia de baixo custo, são sistemas de comunicação simples que permitem aos visitantes do prédio estabelecer comunicação com um determinado apartamento através de um porteiro eletrônico instalado na entrada do condomínio. Entretanto, em alguns casos um segundo morador pode retirar seu ramal do gancho e escutar a conversa, ou seja, não há sigilo. Neste caso há um único enlace para comunicação, e apenas um ramal pode ocupá-lo a cada chamada para liberar a entrada de pessoas no condomínio. A central de portaria descrita ao longo deste trabalho, mostra como foi desenvolvido um projeto inovador de central de portaria de baixo custo, com gerenciamento microcontrolado, que permite até quatro enlaces de comunicação sigilosos e simultâneos, seja entre apartamentos, ou entre apartamento e porteiro eletrônico externo (no máximo dois porteiros, considerando condomínios com duas entradas). A central de portaria CP 24 Light foi instalada em seis condomínios na região da grande Florianópolis, sendo que dois deles têm dois blocos, totalizando oito prédios. Ainda, em dois prédios há dois porteiros externos, pelo fato de haver duas portas de entrada no condomínio; e os outros seis apenas um porteiro externo. O número de ramais instalado varia entre doze e vinte e quatro, dependendo do prédio. A CP 24 Light foi desenvolvida para oferecer ao mercado uma alternativa diferenciada, porém de baixo custo, para estes pequenos condomínios, sem abrir mão das facilidades básicas encontradas em centrais de portaria com maior capacidade e custo mais elevado.

Palavras-Chave: Central Telefônica Analógica, Interfonia Condominial, Sistemas de Comunicação.

Título: Central Condominial Privada de Comutação Automática ate 24 Ramais
Download:Defesa 14_Silvio Rodrigo de Lima_Central Condominial Privada de Comutacao Automatica ate 24 Ramais
Autor: Carlinhos Alves Ribeiro Resumo:

Em situações de emergência, a agilidade de resposta é fundamental. Grande parte dos órgãos públicos de atendimento de emergências, como os Bombeiros, empregam uma estrutura com central de atendimento única e equipes geograficamente espalhadas por uma determinada região. A central recebe chamadas telefônicas de um solicitante, coleta as informações e, no procedimento padrão atual, só aciona uma equipe de atendimento após a coleta de todas as informações necessárias para o deslocamento. Neste trabalho, propõe-se que a equipe já possa ser colocada em prontidão paralelamente à coleta de informações. Para tal, propõe-se que a conexão entre a central e as unidades (equipes de atendimento) seja feita via rádio, com o uso de um dispositivo que acione remotamente uma sirene nas unidades. Este trabalho apresenta o desenvolvimento deste dispositivo, incluindo seu projeto, implementação e testes. Além disso, também quantifica o ganho de tempo obtido com a utilização do dispositivo, através de um levantamento em situações reais de atendimento de chamadas de emergência.

Palavras-chave: emergência; interface; rádio.

Título: Acionamento Remoto de Dispositivos Eletricos Atraves de Radiocomunicacao VHF/UHF
Download:Defesa 15_Carlinhos Alves Ribeiro_Acionamento Remoto de Dispositivos Eletricos Atraves de Radiocomunicacao VHFUHF
Autor: Daniel Korbes Resumo:

Esse trabalho tem por objetivo apresentar um equipamento que auxilie os profissionais da indústria de montagem eletrônica moderna na etapa de ajustes do processo de soldagem automatizada. São apresentados alguns conceitos de metalurgia básica aplicada ao tema, os problemas envolvidos nos processos de soldagem eletrônica, soluções conhecidas que envolvam o controle da temperatura do processo e o desenvolvimento do equipamento em si. O equipamento é microcontrolado e trás funções equivalentes aos similares do mercado, porém com foco em baixo custo e facilidade de uso. Tal equipamento é acompanhado de um software para PC desenvolvido unicamente para essa aplicação.

Palavras-chave: Soldagem eletrônica. Microcontradores. Controle de Processos.

Título: Traçador de Perfil Térmico para Uso na Industria Eletrônica
Download:Defesa 16_Daniel Korbes_Tracador de Perfil Termico para Uso na Industria Eletronica
Autor: João Carlos Ribeiro do Nascimento Resumo:

Os sistemas de sonorização estão presentes na maioria dos ambientes públicos e em eventos. Na contramão do avanço tecnológico dos equipamentos de áudio, os projetores acústicos, que são dispositivos que convertem energia elétrica em sonora, não apresentaram uma evolução significativa e nem tiveram seus custos diminuídos. O que se propõe é um sistema de projetores acústicos com características de projeção sonora que amenizam os problemas de acústica de grandes ambientes. Este sistema se destaca para uso em Igrejas, colocando-se como opção de baixo custo, tendo em vista que os sistemas comerciais com tais características são inacessíveis para a maioria deste tipo de instituições.

Palavras-chaves: Sonorização, arranjo em linha, acústica, sistema eletroacústico.

Título: Desenvolvimento de um Sistema Eletroacústico para Sonorização de Ambientes – Estudo de Caso em uma Igreja
Download:Defesa 17_Joao Carlos Ribeiro do Nascimento_Desenvolvimento de um Sistema Eletroacustico para Sonorizacao de Ambientes – Estudo de Caso em uma Igreja
Autor: Roselane Cristina Martins Resumo:

Os medicamentos, desde o seu início, foram criados com o intuito de aliviar a dor, combater doenças e até mesmo prolongar a vida de pessoas com algum tipo de doença. Nesses casos, para manter a saúde dos indivíduos estável, é necessário um medicamento diferenciado para cada enfermidade, o que se torna um problema para pessoas que precisam ingerir vários medicamentos, em doses e horários pré-determinados pelo médico. Visando auxiliar e orientar esse público, pensou-se num produto que pudesse ajudar o paciente a lembrar dos horários e doses a serem utilizadas. Neste trabalho, propõe-se a criação de um hardware portátil com um software integrado, onde serão cadastrados todos os medicamentos, suas respectivas dosagens, assim como os horários a serem ingeridos. Será emitido um alarme informando qual medicamento deverá ser ingerido, toda vez que a hora atual coincidir com o horário cadastrado para um dado medicamento. Isto garante que o paciente seja lembrado e orientado no procedimento a ser seguido, dando maior tranqüilidade para si e para os familiares que prezam pelo seu bem estar, contribuindo para a manutenção da saúde e evitando superdosagem ou mesmo esquecimento.

Palavras-chave: Medicamentos. Saúde. Auxiliar. Lembrar.

Título: Desenvolvimento de um Sistema de Controle de Administração de Medicamentos
Download:Defesa 18_Roselane Cristina Martins_Desenvolvimento de um Sistema de Controle de Administracao de Medicamentos
Autor: Luis Fernando Garcia Resumo:

Pesquisas apontam que o uso da água pela agricultura representa cerca de 60% do consumo total de água doce do Brasil e que boa parte dos sistemas de irrigação não possuem controle do uso da água para essa atividade. O presente trabalho teve por objetivo apresentar resultados obtidos a partir do desenvolvimento de um controlador eletrônico para aplicação em sistemas de irrigação que utilizam o método de irrigação por aspersão. A proposta desta pesquisa é demonstrar todas as etapas de desenvolvimento do controlador eletrônico, apresentando as principais características e interfaces projetadas, assim como os problemas que envolvem o desenvolvimento de um produto. Esse controle possibilita ao sistema uma economia de energia elétrica, água e mão-de-obra, aumentando a qualidade da rega. O controlador atendeu em partes aos objetivos propostos, pois o sensor de pressão sofreu avarias e não foi possível substituí-lo até o encerramento deste trabalho. Foram realizados diversos testes com a estrutura real de irrigação, testes de resposta do sensor e também de variação de velocidade. Em principio toda a estrutura foi validada, incluindo os componentes definidos para utilização no protótipo.

Palavras-chave: Microcontrolador. Motobomba. Controlador de irrigação.

Título: Controle Eletrônico para Irrigação
Download:Defesa 19_Luis Fernando Garcia_Controle Eletronico para Irrigacao
Autor: Juliano de Oliveira Pacheco Resumo:

Atualmente na sociedade moderna, os acionamentos elétricos são de grande importância, pois se estima que cerca de 55% da energia consumida pelo país dá-se devido ao uso de motores elétricos, sendo que nos setores industriais são na maioria motores de indução trifásicos e, por tanto, são importantes para o desenvolvimento da sociedade. Assim, devido a grande utilização dos motores elétricos nos diversos setores produtivos e domésticos além da constante busca por produtos de melhor qualidade, tornou-se imprescindível o estudo desses equipamentos nos cursos técnicos, tecnológicos e de engenharias. Entretanto, laboratórios bem equipados para tais fins acabam por apresentar alto custo de implantação e manutenção. Dentro desse contexto, tem-se a proposta de desenvolver um sistema didático para ensino de conversores CC-CA com monitoramento por microcontroladores que possa suprir uma carga trifásica de até 736 W e ser utilizado como laboratório remoto. Assim para ajudar no desenvolvimento do protótipo são realizadas as seguintes etapas: revisão bibliográfica, projeto e simulação do protótipo. Os resultados experimentais são apresentados e discutidos, validando o estudo realizado. Por fim, apontam-se as possibilidades de continuidade do trabalho.

Palavras-chave: Conversor CC-CA, motor elétrico, microcontrolador

Título: Desenvolvimento de um Sistema Didático para Ensino de Conversores CC-CC com Monitoramento por Microcontroladores
Download:Defesa 20_Juliano de Oliveira Pacheco_Desenvolvimento de um Sistema Didatico para Ensino de Conversores CCCC com Monitoramento por Microcontroladores
Autor: Gabriel Devenz Resumo:

As principais razões para automatizar um processo são evitar a repetição de tarefas e permitir maior eficiência e precisão na execução das mesmas. A utilização de robôs é uma forma de livrar o ser humano de trabalhos mecânicos ou penosos. Este trabalho apresenta a implementação de um protótipo de Robô Cortador de Grama para automatizar o processo de corte de grama. Ao longo do trabalho, foram projetados, implementados e testados componentes estruturais e mecânicos, circuitos eletrônicos e firmwares para controlar o protótipo. O processo de funcionamento do robô é tratado como uma resposta a um evento. O sensoriamento é a entrada, no qual cada sinal enviado por um dos sensores corresponde a um evento. O controle, que é a etapa intermediária, interpreta e processa o evento, definindo uma ação a ser tomada. Por fim, representada pelo acionamento, a saída corresponde à resposta ao evento de acordo com a ação definida. O Robô Cortador de Grama não apresenta conexões elétricas externas, pois sua alimentação ocorre através de uma bateria, e apresenta autonomia de controle, pois é comandado por um microcontrolador ATmega328. No sensoriamento do protótipo são utilizados sensores de proximidade infravermelhos, e na sua locomoção utilizam-se dois motores CC controlados pelo ATmega328. O processo de corte de grama é realizado por uma hélice acoplada a outro motor CC. Como resultado final deste trabalho, obteve-se um Robô Cortador de Grama com capacidade de efetuar o corte da grama de ambientes planos e de área reduzida deslocando-se sem assistência de navegação humana, sendo ainda capaz de identificar os limites do terreno.

Palavras-chave: Robô Cortador de Grama. Microcontrolador. Sensoriamento.

Título: Desenvolvimento de um Protótipo de Robô Cortador de Grama
Download:Defesa 21_Gabriel Devenz_Desenvolvimento de um Prototipo de Robo Cortador de Grama
Autor: Roberto Philippi Fullgraf Resumo:

Espectrofotômetros são equipamentos que funcionam com base em um procedimento analítico, através do qual é possível determinar a concentração de substâncias biológicas e físico–químicas em uma solução, mediante a emissão e absorção de energia radiante (luz). O presente trabalho versa sobre o desenvolvimento de um espectrofotômetro portátil de baixo custo, que foi projetado a partir de um conjunto de LEDs: um LED ultravioleta, um LED RGB, para o espectro visível, e um LED infravermelho. O arranjo de LEDs desenvolvido neste trabalho permite realizar diversas análises de concentração de substâncias, absorbância e transmitância na faixa de comprimento de onda que se estende de 400 nm a 870 nm, com resolução de leitura de 1 nm. No decorrer deste documento será mostrado que o equipamento desenvolvido também possui importantes diferenciais quando comparado aos espectrofotômetros convencionais (luz branca decomposta por prisma). Dentre as principais características destacam–se: portabilidade (funcionamento com fonte ou bateria, tamanho e peso reduzidos), robustez (ausência de partes móveis e prisma) e baixo custo (circuito eletrônico simples e compacto), sem que estas características afetem o desempenho, a qualidade e a precisão dos resultados, pois se conseguiu minimizar os erros provenientes do alinhamento e oscilação da fonte luminosa, tão comum nos fotômetros de LED. A validação do equipamento desenvolvido foi feita, através de ensaios comparativos com um espectrofotômetro comercial e por meio de medições com padrões metrológicos rastreados.

Palavras–chave: Espectrofotômetro. LED RGB. Análises químicas. Análises biológicas.

Título: Espectrofotômetro Portátil com LED RGB para Analises Químicas e Biológicas
Download:Defesa 22_Roberto Philippi Fullgraf_Espectrofotometro Portatil com LED RGB para Analises Quimicas e Biologicas
Autor: Osmar da Cunha Filho Resumo:

Os usuários de computadores com interface gráfica utilizam dispositivos de entrada para movimentar o cursor na tela, os chamados dispositivos apontadores. O mais comum deles é o mouse, dispositivo que geralmente necessita de uma superfície de apoio. Este trabalho descreve o desenvolvimento de hardware e firmware de um apontador que não necessita de uma superfície de apoio. O desenvolvimento do trabalho foi baseado na plataforma Arduino e separado em unidade fixa e unidade móvel. A unidade móvel é o dispositivo que será manuseado e possui um firmware que interpreta os sinais vindos de um acelerômetro, analisa e transmite-os sem fio à unidade fixa. A unidade fixa recebe o sinal e gera comandos de movimentação do cursor na tela repetindo o movimento do usuário. Os testes iniciais foram feitos com a unidade móvel ligada diretamente à unidade fixa para validar o algoritmo de cálculo e o protocolo de comunicação entre as placas. Em um segundo momento, acrescentou-se a comunicação via radiofrequência (RF) para validar a transmissão à distância. Sobre os resultados obtidos, o alcance foi de aproximadamente 6 metros e a duração da bateria da unidade móvel em transmissão ininterrupta foi de 2 horas. Foi feito um levantamento dos custos do protótipo e da fabricação do produto final além de algumas sugestões para implementações futuras.

Palavras-chave: Acelerômetro. Apontador. Arduino. Movimento.

Título: Desenvolvimento de um Protótipo de Dispositivo Apontador Tridimensional com Interface USB
Download:Defesa 23_Osmar da Cunha Filho_Desenvolvimento de um Prototipo de Dispositivo Apontador Tridimensional com Interface USB
Autor: Fabio Jose de Oliveira Resumo:

Atualmente, o Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre encontra-se em constante avanço. Prova disso é o aumento do número de usuários dessa tecnologia. Contudo, equipamentos para testes do sistema são escassos ou possuem custos demasiadamente elevados. O presente trabalho aborda parte desta problemática e visa o desenvolvimento de um protótipo capaz de gravar e analisar sinais transmitidos de Televisão Digital, em que o foco principal é aprimorar as características de produtos existentes no mercado. Inicia-se o trabalho com um embasamento teórico das tecnologias de transmissão e o trabalho segue descrevendo todas as etapas que envolvem o desenvolvimento desse protótipo, desde pesquisa de mercado, formação de conceito, projeto de hardware respeitando as características dos componentes envolvidos (diagrama de blocos, esquemático, layout e montagem) e testes funcionais do equipamento. Além disso, com o auxílio de softwares específicos e suas análises foi possível a validação do sistema.

Palavras-chaves: TV Digital. Gravação. Fluxo de dados de transmissão. Desenvolvimento de hardware.

Título: Decodificador e Analisador de Dados de Transmissão do Sinal de TV Digital
Download:Defesa 24_Fabio Jose de Oliveira_Decodificador e Analisador de Dados de Transmissao do Sinal de TV Digital
Autor: Luiz Dionisio Pedrini Resumo:

As interfaces gráficas sensíveis ao toque vêm ganhando destaque e se popularizando com o passar do tempo. A evolução de suas tecnologias faz com que o usuário tenha uma interação mais amigável com os sistemas que as utilizam. Além de serem atrativas a novos produtos, as interfaces gráficas sensíveis ao toque vem ganhando espaço também na atualização de produtos já existentes. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma interface gráfica que poderá substituir a antiga interface analógica de um sistema de energia ininterrupta. Esta interface gráfica utiliza um display gráfico com sensor touch screen em conjunto com a biblioteca gráfica Microchip e se comunica com o sistema de energia ininterrupta através do protocolo UPS Standard Protocol, Desenvolvida na linguagem C e contando com um total de sete telas, a interface permite o monitoramento das variáveis dinâmicas do sistema de energia de ininterrupta de forma satisfatória. Este trabalho também apresenta um software simulador de comunicação, desenvolvido na linguagem Java, com o intuito de facilitar os testes da interface gráfica, sem necessitar que esta esteja conectada ao equipamento real.

Palavras-chave: Sistema de energia ininterrupta, display gráfico, tela sensível ao toque.

Título: Desenvolvimento de uma Interface Gráfica Sensível ao Toque para Monitoramento de Variáveis Dinâmicas de um Sistema de Energia Ininterrupta
Download:Defesa 25_Luiz Dionisio Pedrini_Desenv de uma Interface Grafica Sensivel ao Toque para Monitoramento de Variaveis Dinamicas de um Sistema de Energia Ininterrupta
Autor: Giovani Madalena Derosa Resumo:

Este trabalho consiste no desenvolvimento de um aplicativo para o sistema operacional Android, utilizado em dispositivos móveis, que remotamente, via Bluetooth, permite o acionamento de relés e o sensoreamento de grandezas analógicas em um ambiente residencial. Isso se torna possível, através de uma placa microcontrolada e o resultado é visualizado na tela do dispositivo móvel. Utiliza-se a ferramenta oficial do Android com a linguagem de programação Java e por meio de uma placa de sistema microcontrolado, com um módulo de comunicação Bluetooth, os dados passam dos sensores de temperatura e umidade para o sistema. Dessa forma, é evidenciada a comodidade que o uso da automação residencial pode proporcionar.

Palavras-chave: Sistema operacional Android. Bluetooth. Automação residencial.

Título: Desenvolvimento de Sistema para Acionamento de Cargas e Sensoriamento de um Ambiente Residencial com Dispositivo Android
Download:Defesa 26_Giovani Madalena Derosa_Desenvolvimento de um Sistema para Acionamento de Cargas e Sensoriamento de um Ambiente Residencial com Dispositivo Android
Autor: Alexandre Correa Nunes Resumo:

O presente trabalho é resultado de uma pesquisa aplicada ao desenvolvimento de um controlador de demanda de energia elétrica voltado a pequenos e médios consumidores e sua integração a um medidor eletrônico de energia.

Palavras-chave: Medidores eletrônicos de energia. Controladores de demanda. Automação residencial.

Título: Desenvolvimento de um Controlador de Demanda de Energia Elétrica Residencial
Download:Defesa 27_Alexandre Correa Nunes_Desenvolvimento de um Controlador de Demanda de Energia Eletrica Residencial
Autor: Douglas Alexandre Rodrigues Resumo:

Este trabalho apresenta uma proposta de monitoramento e controle de aparelhos de refrigeração e ar condicionado do tipo Split, através da substituição do controle atual, por um que possibilite os usuários controlarem os aparelhos por meio de aplicativos instalados em seus smartphones. O controle será feito através do monitoramento da temperatura ambiente atuando no acionamento do sistema de refrigeração. As informações serão enviadas e recebidas através da comunicação Bluetooth e poderão ser utilizadas para visualizar e determinar a temperatura de operação e a velocidade de ventilação dos aparelhos.

Palavras-chave: Refrigeração. Android. Microcontrolador. Bluetooth.

Título: Monitoramento e Controle de Sistemas de Refrigeração
Download:Defesa 28_Douglas Alexandre Rodrigues de Souza_Monitoramento e Controle de Sistemas de Refrigeracao
Autor: Alexandre Marcondes Resumo:

As redes de sensores e os sensores inteligentes estão tomando cada dia mais espaço, tornando-se uma das promessas tecnológicas para este século. Junto com esse crescimento surge a necessidade de normas técnicas que regulamentem tais redes e os sistemas que as compõem. Uma dessas normas é a IEEE 1451.4, que define formas de aproximar transdutores de medição analógicos aos sensores inteligentes. Para tanto, a norma especifica um mecanismo chamado transducer electronic data sheet (TEDS), o qual habilita um transdutor analógico tradicional a se comunicar com a unidade de processamento de um sensor inteligente, tornando-se uma solução plug-and-play. É neste ponto que entra o estudo deste trabalho, o qual se propõe a desenvolver em nível protótipo um gravador de TEDS, abrangendo desde o projeto da placa de circuito impresso, programação do firmware e software, até o projeto e fabricação de um gabinete personalizado. Além disso, este trabalho cria e desenvolve o conceito da etiqueta eletrônica TEDS, combinação de uma memória TEDS EEPROM (1-Wire) e um selo de calibração RBC. O trabalho alcançou os resultados almejados, obtendo sucesso no desenvolvimento do gravador de TEDS e da etiqueta eletrônica TEDS.

Palavras-chave: Sensor inteligente. TEDS. Rede de sensores de sem fio. Protocolo 1-Wire. Plataforma Arduino. LabVIEW.

Título: Desenvolvimento de um Protótipo de Gravador de TEDS e de Etiqueta Eletrônica TEDS
Download:Defesa 29_Alexandre Marcondes_Desenvolvimento de Prototipo de Gravador de TEDS e de Etiqueta Eletronica TEDS
Autor: Cleidir Salvato da Silva Resumo:

Na avaliação cinético-funcional efetuada pelos fisioterapeutas, são utilizados inúmeros métodos e equipamentos de medição. Todavia, alguns equipamentos possuem alto valor agregado e características mecânicas de interpretação que geram discordância nos valores lidos. Esses acabam por ser utilizados somente em laboratórios de estudos e não na prática clínica. Este trabalho tem como objetivo desenvolver um equipamento eletrônico que apresente quantitativamente os valores mensurados de força dos dedos. Os dados adquiridos serão enviados para um computador, onde serão processados e apresentados na forma de gráficos para que tenham melhor avaliação. O projeto foi desenvolvido utilizando a metodologia de projeto, simulação, montagem e teste dos blocos, numa primeira etapa individualmente e, em seguida, foi feita a integração dos módulos testados. A metodologia aplicada neste projeto mostrou-se adequada, pois possibilitou o teste e integração de todas as etapas de forma rápida e segura. O protótipo desenvolvido foi capaz de medir a força de preensão manual exercida pelo paciente com baixo consumo de energia e elevada autonomia. Foi desenvolvido um software em Delphi para mostrar os gráficos ao profissional, possibilitando uma melhor avaliação do quadro clínico.

Palavras-chave: Dinamômetro. Avaliação cinético-funcional. Preensão manual.

Título: Dinamômetro Eletrônico para Avaliação de Forca dos Quirodáctilos
Download:Defesa 30_Cleidir Salvato da Silva_Dinamometro Eletronico para Avaliacao de Forca dos Quirodactilos
Autor: João Batista Rodrigues Resumo:

O objetivo deste trabalho é apresentar um novo conceito de aplicação para um componente bastante utilizado no meio eletrônico em sistemas de filtro e retificação. A inovação consiste em aplicar capacitores de grande porte no armazenamento de energia elétrica, com o intuito de proporcionar uma maior portabilidade quanto à massa, ao volume e à energia disponível, especificamente em sistemas de iluminação. Sua utilização resulta em uma solução sustentável no que se refere, principalmente, ao seu descarte e à ausência de compostos químicos nocivos ao meio ambiente. Utilizando os conceitos técnicos de eletrônica e através de técnicas aplicadas em softwares de simulação e projetos, é possível realizar uma explanação teórica sobre módulos fotovoltaicos, conversor Buck, microcontroladores, indutores e baterias. Para constatar a eficiência da solução apresentada, foi elaborado um projeto com uma estrutura microcontrolada capaz de extrair energia de um módulo fotovoltaico, operando em seu ponto de máxima potência, com capacidade de carregar estes capacitores de grande porte, os “Supercapacitores”. A estrutura conta com um painel fotovoltaico monitorado por conversores analógico/digital de um microcontrolador, os quais mantêm o sistema funcionando continuamente sobre o ponto de máxima eficiência energética (MPP). Um conversor CC-CC tipo Buck, que se encarrega da transferência de parte desta energia retirada do painel fotovoltaico para os Supercapacitores, criando um novo conceito de armazenamento de energia, em substituição as baterias convencionais.

Palavras-Chave: Supercapacitor. Conversor CC-CC. Bateria.

Título: Utilização de Capacitores de Grande Porte para Substituição das Baterias Convencionais em Sistemas de Iluminação
Download:Defesa 31_Joao Batista Rodrigues_Utilizacao de Capacitores de Grande Porte para Substituicao das Baterias Convencionais em Sistemas de Iluminacao
Autor: Hector Enrique De La Hoz Leon Resumo:

Pelo seu crescimento e pelo modelo de transporte urbano empregado, Florianópolis tem na mobilidade um dos seus maiores desafios no futuro imediato. Contar com sistemas de transporte urbanos mais inteligentes, econômicos e eficazes é uma das soluções de maior ressonância na cidade. Com isso, um número maior de pessoas se sentirá atraído em utilizar o sistema, criando oportunidades para a divulgação de informações que dinamizem a economia e gerem um maior consumo de produtos por parte do cidadão. Este projeto visa o desenvolvimento de uma plataforma para sistemas de informação que procurem fornecer dados comerciais em lugares e momentos determinados para os usuários do sistema de transporte urbano da cidade de Florianópolis. Fundamentada no hardware aberto BeagleBoard, a plataforma desenvolvida neste projeto utiliza o sistema de posicionamento global (GPS) para determinar a localização do veículo monitorado e, com base nesses dados, exibir informações da região por onde o veículo está transitando. Além disso, dados relacionados com a viagem (como a rota, a velocidade, etc.) e com os locais comerciais da região também são exibidos pela mesma plataforma. Por meio de simulações foram feitos alguns testes que consistiam em alimentar a plataforma com coordenadas geográficas pertencente ao trajeto de uma linha de ônibus da cidade (TICEN-TITRI). Assim verificou-se a ativação de tarefas de cálculos de distância para determinar se o veículo se encontra ou não em uma região de interesse comercial. Ao final do processo de cálculo, o sistema decide se deve exibir informação relacionada ao lugar onde atualmente se encontra o veículo. Com esse teste foi possível visualizar, além do funcionamento da plataforma, a pertinência deste tipo de tecnologia no sistema de transporte da cidade de Florianópolis. O projeto foi desenvolvido visando baixo custo e com um orçamento para materiais de R$ 230 foi construído um protótipo funcional da plataforma.

Palavras-chave: GPS. GIS. 3G. Local Based Advertising (LBA).

Título: Desenvolvimento de Plataforma de Publicidade Baseada na Localização
Download:Defesa 35_Hector Enrique De La Hoz Leon_Desenvolvimento de Plataforma de Publicidade Baseada na Localizacao
Autor: Carlos Eduardo Novelletto Ricardo Resumo:

Com a frota brasileira superando 64 milhões de veículos automotivos, é de suma importância para órgãos governamentais, escolas, shoppings centers, estacionamentos privados etc. a identificação de veículos para atender às demandas de diversas aplicações como, por exemplo, controle de acesso, suporte à polícia, identificação de padrões estranhos de comportamento. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema de reconhecimento de placas veiculares em um sistema embarcado. Este sistema é dividido em quatro etapas: localização, verificação, extração e OCR (do inglês, optical character recognition). O processo de detecção é baseado na localização dos caracteres, onde são apontadas regiões na imagem candidatas a possuírem caracteres. Após a localização, é necessária a verificação das regiões candidatas geradas na etapa anterior, com o objetivo de reduzir a ocorrência de falsopositivos. Com as regiões da imagem que são candidatas a possuírem texto apontadas e verificadas, é iniciado o processo de extração. Este processo transforma a imagem colorida original em uma imagem binária, para assim ser utilizada em um sistema OCR de terceiros. O sistema OCR é responsável por produzir um arquivo texto possuindo os caracteres da imagem. Neste trabalho emprega-se o software Tesseract, de código aberto. As quatro etapas são executadas na plataforma embarcada Beagleboard. As etapas de localização, verificação e extração foram totalmente desenvolvidas em linguagem C, apresentando uma taxa de acerto de 92% em um banco de testes composto por 30 fotos. O resultado da etapa de OCR com o software Tesseract foi de 90% de acerto.

Palavras-Chave: OCR, processamento de imagens, reconhecimento de placas veiculares, sistema embarcado.

Título: Desenvolvimento de um Sistema de Reconhecimento de Placas Veiculares em Plataforma Embarcada
Download:Defesa 36_Carlos Eduardo Novelletto Ricardo_Desenvolvimento de um Sistema de Reconhecimento de Placas Veiculares em Plataforma Embarcada
Autor: Leonardo Ciocari Resumo:

Este trabalho apresenta o processo de desenvolvimento de um equipamento que permite controlar e monitorar o consumo de energia elétrica de equipamentos residenciais, por meio de um dispositivo Android. Pesquisados produtos similares encontrados no mercado, foi desenvolvido um protótipo em placa de circuito impresso com capacidade para monitorar cargas de até 5 A em 220 V, configurado para usar a tarifa de energia elétrica de Santa Catarina. Ao final, são apresentados o custo do protótipo e os testes realizados nele. A comparação da medição de consumo com outros equipamentos de medidas possibilitou concluir-se que a solução proposta apresenta bons resultados quanto a precisão nos resultados obtidos.

Palavras-chave: Monitoramento, Controle, Bluetooth, Android, Consumo de Energia, Automação Residencial.

Título: Controle e Monitoramento de Consumo de Energia Elétrica de Equipamentos Residenciais via Android
Download:Defesa 37_Leonardo Ciocari_Controle e Monitoramento de Consumo de Energia Eletrica de Equipamentos Residenciais via Android
Autor: Karla Maria Garcia Resumo:

Sistemas de identificação automática tornaram-se comuns em soluções para controle de acesso e aplicações de segurança em indústrias que requerem rastreamento de produtos no processo de abastecimento e/ou fabricação. Uma das tecnologias empregadas nesses sistemas é a identificação por radiofrequência (RFID), tecnologia versátil que possibilita a transferência de dados sem necessidade de fios, contato físico ou de uma linha de visada. Considerando as vantagens desta tecnologia, o presente trabalho desenvolveu um sistema para controle de acesso em estacionamentos utilizando RFID. O modelo desenvolvido considerou cenários com duas cancelas, uma de entrada e outra de saída. O modelo se divide em dois módulos: aplicação web e sistema microcontrolado, sendo esse constituído por microcontrolador, display, conector ethernet e servomotores que simulam cancelas. O sistema microcontrolado, desenvolvido em linguagem de programação C, permite ao microcontrolador verificar se as etiquetas RFID apresentadas aos leitores possuem permissão de acesso, movimentar as cancelas e informar no display, localizado na entrada, a quantidade de vagas livres. A aplicação web é utilizada para o usuário efetuar cadastros, edições e consultas de funcionários e veículos, bem como consulta dos acessos inseridos no banco de dados pelo microcontrolador. Um protótipo foi desenvolvido para avaliar a viabilidade do modelo através da execução de testes.

Palavras chaves: RFID, microcontrolador, controle de acesso, embarcado.

Título: Sistema de Controle de Acesso Veicular Utilizando Tecnologia RFID
Download:Defesa 38_Karla Maria Garcia_Sistema de Controle de Acesso Veicular Utilizando Tecnologia RFID
Autor: Uilter Witte Barboza
Resumo:

Este trabalho tem por objetivo desenvolver um sistema eletrônico indicativo de frenagem emergencial para veículos automotores. O tema do trabalho, segurança no trânsito, tem sido alvo de grande atenção, especialmente nos últimos anos, devido ao aumento da quantidade de acidentes no trânsito brasileiro. Dentre os tipos mais frequentes de acidentes, destacam-se as colisões traseiras. O sistema desenvolvido objetiva sinalizar para os demais condutores que o veículo realizou uma frenagem abrupta ou emergencial. Para a solução, foi construído um hardware constituído de duas placas de circuito impresso; a primeira adquire os dados de desaceleração do veículo e processa de modo a categorizar a frenagem do veículo e a segunda é composta por uma matriz de LEDs para sinalização dos níveis de frenagem do veículo. Os módulos são alimentados através da bateria do próprio veículo, possui consumo baixo de modo a não interferir nos demais sistemas elétricos do veículo e é de fácil instalação. Para comprovar o funcionamento do sistema indicativo de frenagem emergencial, foram realizados testes em bancada com condições controladas e testes em campo com o protótipo instalado em um veículo e testado nas vias públicas, obedecendo a legislação de trânsito vigente e as normas de segurança aplicáveis.

Palavras-chave: Acelerometria. Segurança no trânsito. Frenagem emergencial.

Título: Sistema Indicativo de Frenagem Emergencial
Download:Defesa 39_Uilter Witte Barboza_Sistema Indicativo de Frenagem Emergencial
Autor: Marcelo Manoel da Silva Resumo:

A construção de pequenos condomínios está em ascendência no mercado imobiliário. Edificações estas que mesmo com infraestrutura simples, ainda devem oferecer aos moradores segurança e conforto a um baixo custo. Usualmente em prédios antigos e mesmo em alguns mais novos, placas de interfonia de baixo custo são sistemas de comunicação simples, que permitem aos visitantes do prédio estabelecer comunicação com um determinado apartamento através de uma placa de interfonia instalada na entrada do condomínio. Entretanto, nesta aplicação, um segundo morador pode retirar seu ramal do gancho e escutar a conversa, ou seja, não há sigilo. Neste caso, há um único enlace para comunicação, e apenas um ramal pode ocupá-lo para cada chamada para liberar a entrada de pessoas no condomínio. O porteiro eletrônico dedicado XPE24 Light, é a solução adequada para estes tipos de edificações. O desenvolvimento deste trabalho descreve um projeto inovador de baixo custo, para a central de portaria CP24 Light, com gerenciamento microcontrolado. O porteiro eletrônico XPE24 Light, e a central de portaria CP24 Light foram desenvolvidos para oferecer ao mercado uma alternativa diferenciada, porém de baixo custo, para estes pequenos condomínios, sem abrir mão da qualidade e da segurança na comunicação entre os seus usuários.

Palavras-Chave: Porteiro Eletrônico, Segurança na comunicação, Central de Portaria.

Título: Porteiro Eletronico Dedicado XPE24 Light
Download: Defesa 40_Marcelo Manoel da Silva_Porteiro Eletronico Dedicado XPE24 Light
Autor: Vinicius Teixeira Coelho Resumo:

No Brasil várias toneladas de lixo são recolhidas todos os dias e a destinação desse material nem sempre é a mais adequada. Em lixões, o material recolhido entra em decomposição sem controle e pode contaminar o meio ambiente. Com o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, de 2010, espera-se dar uma destinação mais correta aos materiais recolhidos. O trabalho mostra o desenvolvimento de um protótipo de uma composteira eletrônica para ser utilizado em casas e apartamentos. Esse equipamento acelera o processo de decomposição, obtendo-se, ao final de duas semanas, um composto orgânico estabilizado. Foram utilizados componentes open source e open hardware, como a plataforma Arduino. O equipamento desenvolvido monitora os parâmetros temperatura e umidade durante o processo de compostagem e atua sobre seu controle através de aquecimento e ventilação. São apresentados neste trabalho também os testes realizados e uma análise econômica da operação do equipamento.

Palavras-chave: Arduino. Compostagem. Lixo Orgânico.

Título: Desenvolvimento de um Protótipo de uma Composteira Eletrônica para Uso Residencial
Download: Defesa 41_Vinicius Teixeira Coelho_Desenvolvimento de um Protótipo de uma Composteira Eletrônica para Uso Residencial
Autor: Bruno Rodrigues Silva Resumo:

Desde os primeiros anos do século XXI, a automação residencial vem deixando de ser futuro para tornar-se cada vez mais presente. Em 2011, José Roberto Muratori, diretor executivo da Aureside (Associação Brasileira de Automação Residencial), afirmou que o número de projetos em automação residencial cresceu em média 35% nos últimos anos, citando como os principais motivos: a redução do custo de projeto e o perfil das pessoas mais jovens já adeptas as tecnologias que compram imóveis atualmente. Nesta linha, está contido o DroidLar, um sistema de automação residencial que permite controlar diferentes equipamentos de uma residência utilizando celulares Android como interface de controle, desenvolvido e aplicado em ambiente acadêmico. Como forma de aproximar o sistema de laboratório ao usuário final, este trabalho apresenta o desenvolvimento dos produtos SAR e Controlador, elementos do sistema DroidLar, descrevendo as etapas de definição do gabinete, hardware e firmware dos produtos de modo que sejam implantados em um ambiente real, tornando o sistema mais próximo de uma solução destinada ao usuário final.

Palavras-Chave: Automação Residencial, Android, Sistema Embarcado, Hardware.

Título: Desenvolvimento de Produto para Automação Residencial com Sistema DROIDLAR
Download: Defesa 42_Bruno Rodrigues Silva_Desenvolvimento de Produto para Automacao Residencial com Sistema Droidlar
Autor: Marcelo Cabral de Souza Resumo:

Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo desenvolver um aplicativo móvel para auxiliar o Poder Judiciário em sua principal atividade, a prestação jurisdicional. O aplicativo foi desenvolvido utilizando a plataforma Android e permite acompanhar as atividades previstas para os Oficiais de Justiça. Além de possibilitar realizar a coleta de horário e coordenadas geográficas, no momento em que o Oficial de Justiça cumprir um mandado judicial, o aplicativo também oferece a possibilidade de efetuar a aquisição de dados relativos ao deslocamento do Oficial de Justiça, com o intuito de avaliar o trajeto feito durante a execução de suas atividades. Os resultados obtidos, a partir dos dados coletados nos testes realizados simulando as atividades de um Oficial de Justiça, confirmaram que a solução proposta atingiu seus objetivos.

Palavras-Chave: Poder Judiciário, Oficial de Justiça, Monitoramento, Aplicativos Móveis, Android.

Título: Aplicativo Móvel para Monitoramento de Execução de Mandados por Oficiais de Justiça
Download: Defesa 43_Marcelo Cabral de Souza_ Aplicativo Movel para Monitoramento de Execucao de Mandados por Oficiais de Justica
Autor: Alessandro Willian de Souza Dias Resumo:

Este trabalho apresenta um protótipo de contador de células sanguíneas a partir de uma imagem, o sistema opera em uma placa Raspberry Pi e utiliza a biblioteca OpenCV. O contador de células destaca as células do fundo da imagem, utilizando a técnica de limiarização. O sistema cria marcadores para as células utilizando a técnica de linhas divisoras de águas. As vantagens em destaque do protótipo são portabilidade, baixo consumo de energia, baixo custo e uma boa velocidade em contagem de células sanguíneas. Os resultados experimentais mostram que o protótipo pode detectar de forma rápida e corretamente o número de células em imagens sem e com sobreposição de células.

Palavras-Chave: Raspberry Pi, Células, OpenCV, ImageJ.

Título: Sistema de Aquisição e Tratamento de Imagem para Auxilio na Contagem de Células Sanguíneas
Download: Defesa 44_Alessandro Willian de Souza Dias_Sistema de Aquisicao e Tratamento de Imagem para Auxilio na Contagem de Celulas Sanguineas