Engenharia Eletrônica

Curso de Engenharia Eletrônica

[tab: O Curso]

O Curso

O Curso de Engenharia Eletrônica está direcionado para a concepção, projeto, implementação e manutenção de sistemas eletrônicos.

O Engenheiro Eletrônico trabalha diretamente com o hardware, firmware e software que compõem os sistemas com eletrônica embarcada. O profissional pode atuar nas áreas de telecomunicações, instrumentação eletrônica, biomédica, controle e automação, processamento de sinais de áudio e vídeo, eletrônica de potência, sistemas microcontrolados e microprocessados.

[tab: Matriz Curricular]

Matriz Curricular

O curso possui disciplinas relacionadas a circuitos eletrônicos, programação de sistemas microprocessados, arquitetura de computadores, instrumentação, dispositivos lógicos programáveis, processamento digital de sinais, administração e empreendedorismo.

Para acessar a matriz curricular do curso clique aqui

[tab: Área de Atuação]

Área de Atuação

O Engenheiro Eletrônico pode atuar em empresas de tecnologia que atuam no desenvolvimento e comercialização de soluções (produtos e serviços) para os segmentos de:

Segurança (monitoramento de imagens e alarmes, rastreamento veicular, automação inteligente, controle de ronda e segurança de dados, etc.);

Telecomunicações e telefonia (roteadores, modems, aparelhos telefônicos, centrais de telefonia convencional e móvel, equipamentos VoIP, softwares de gestão de telefonia, equipamentos para banda larga, PABX, Call centers, redes convergentes, terminais IP, gerenciamento de redes, etc.);

Energia (conversores eletrônicos, sistemas de controle e de aquisição de dados, reguladores de tensão e velocidade, medição e gestão eletrônica, etc.);

Saúde (instrumentação eletromédica, diagnóstico por imagem, gestão de informações médicas, nanotecnologia, biotecnologia, sistemas para laboratórios médicos, etc.);

Têxtil (sistemas e equipamentos inteligentes para a criação; desenvolvimento, produção, acabamento e comercialização, aplicativos para gestão e processamento de informações, automação de processos, etc.);

Agronegócios (frigoríficos, abatedouros e fábricas para nutrição animal; gestão dos processos industriais; agricultura de precisão e geoprocessamento corporativo; controle de produção, pesagem, classificação, rastreabilidade, etc.);

O engenheiro eletrônico pode, ainda, empreender seu próprio negócio em áreas atualmente promissoras como as de realidade virtual, games e convergência digital.

[tab: Perfil Profissional]

Perfil Profissional

O curso de Engenharia Eletrônica tem formação predominante no desenvolvimento de sistemas eletrônicos embarcados (dispositivos e equipamentos com base eletrônica). O curso possui uma estrutura curricular moderna e uma ampla carga horária em laboratórios, qualificando o profissional para as atuais necessidades do mercado de trabalho.

[tab: Certificação]

Certificação

Ao final do curso o aluno receberá o diploma de Engenheiro Eletrônico e poderá desempenhar as funções dentro da resolução 1010/2005 do CONFEA/CREA na modalidade Elétrica, nos setores de: Eletricidade Aplicada e Equipamentos Eletroeletrônicos; Eletrônica e Comunicação; Programação; Hardware; Informação e Comunicação.

[tab: Projeto Pedagógico do Curso]

Projeto Pedagógico do Curso

No link abaixo você pode acessar o projeto pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Eletrônicos.

Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Eletrônica

[tab: Local / Duração / Turno]

Local: Campus Florianópolis

Duração: 10 semestres (5 anos)

Carga Horária: 3.972 horas-aula

Período: Como todo curso de Engenharia integralizado em 5 anos, este é um curso de tempo integral, contudo, as disciplinas são ministradas nos turnos matutino e noturno (predominantemente no período matutino).

[tab: Ingresso]

Ingresso

O ingresso no curso se dá pelo Vestibular e pelo SISU (nota do ENEM), com duas entradas anuais (40 vagas no primeiro semestre e 40 vagas no segundo semestre).

Para mais informações sobre o ingresso ligue: 0800 722 02 50 ou acesse o site: http://ingresso.ifsc.edu.br

[tab: Documento de Autorização]

Autorização

Documento de Autorização