CST em Eletrônica Industrial

Curso Superior de Tecnologia em Eletrônica Industrial

O Curso

O Curso

O Tecnólogo em Eletrônica Industrial é um profissional habilitado à pesquisa e desenvolvimento de sistemas eletrônicos que integram de forma inovadora tecnologias emergentes e potenciais do setor.

Com formação voltada ao projeto, desenvolvimento e implementação de sistemas eletrônicos associados aos diversos segmentos tecnológicos de eletrônica analógica, digital e de potência.

Os sistemas eletrônicos podem ser aplicados ou embarcados nas áreas de: automação e controle de processos, áudio e vídeo, telecomunicações, comunicação de dados, sistemas microprocessados e microcontrolados, processamento digital de sinais e outros.

Matriz Curricular

Matriz Curricular

Para acessar a matriz curricular do curso clique aqui

Área de Atuação

Área de Atuação

O egresso do Curso Superior de Tecnologia em Eletrônica Industrial será capacitado para atuar como especialista na área de eletrônica, para desenvolver sistemas baseados em tecnologia digital e para aplicar rotinas de procedimentos a fim de manter esses sistemas em condições adequadas de funcionamento. Também pode trabalhar como empreendedor, percebendo oportunidades de mercado e demonstrando a efetividade de seus produtos na interface com o usuário.

Os sistemas eletrônicos digitais como os Microcontroladores, Microprocessadores, Dispositivos Lógicos Programáveis (PLD) e Processadores de Sinais Digitais (DSP) estão presentes em inúmeros produtos de alta tecnologia atuais. Exemplos dessa inserção são: eletrônica de automóveis, fornos de microondas, aparelhos de áudio e vídeo, telefones, máquinas industriais, entre outros.

As principais atividades do Tecnólogo em Eletrônica Industrial são a análise e o desenvolvimento de sistemas e circuitos eletrônicos de aplicação (hardware), bem como da programação (software) das tecnologias eletrônicas digitais. Este profissional encontra oportunidades de trabalho em empresas dos seguintes segmentos: automação comercial e industrial, telecomunicações, eletrônica, controle e instrumentação. Tem, ainda, competência para estabelecer-se como empreendedor ou consultor técnico da área de sua especialidade.

Perfil Profissional

Perfil Profissional

O Tecnólogo em Eletrônica Industrial é um profissional capaz de atuar nas seguintes áreas:

  • Desenvolvimento: aplicar de forma criativa metodologias que permitam conceber, implementar, testar e depurar sistemas digitais baseados em tecnologia eletrônica.
  • Aplicação: conceber, interpretar e aplicar rotinas de procedimentos capazes de colocar e manter sistemas digitais baseados em tecnologia eletrônica em condições adequadas de funcionamento.
  • Empreendimento: atuar na interface com o usuário captando e interpretando suas necessidades, percebendo oportunidades de mercado e demonstrando a efetividade de seus produtos. Esta função é desenvolvida na integralização do curso por meio de várias unidades curriculares, tais como: Projetos Integradores, Desenvolvimento de Projetos, Comunicação e Pesquisa, além das unidades curriculares eletivas.

Certificação

Certificação

Ao término do curso, diploma de Tecnólogo em Eletrônica Industrial.

Segundo o Classificação Brasileira de Ocupações do Ministério do Trabalho é um profissional habilitado à Executar serviços eletrônicos, analisando propostas técnicas, instalando, configurando e inspecionando sistemas e equipamentos, executando testes e ensaios. Planejam e especificam sistemas e equipamentos eletrônicos e elaboram sua documentação técnica; coordenam empreendimentos e estudam processos eletrônicos.

Projeto Pedagógico do Curso

Projeto Pedagógico do Curso

No link abaixo você pode acessar o projeto pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Eletrônicos.

Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Eletrônicos

Ingresso

Ingresso

Para obter informações sobre ingresso acesse: http://ingresso.ifsc.edu.br