Intercâmbio

Abaixo estão listados alguns programas de intercâmbio que os alunos do curso de Engenharia Elétrica estão aptos a participarem:

PROPICIE
O Programa de Intercâmbio Internacional para Estudantes do IFSC, denominado PROPICIE, concede auxílio financeiro aos alunos de cursos de nível técnico e graduação do IFSC interessados e selecionados para realizarem atividades de pesquisa científica, de desenvolvimento tecnológico, de extensão, de estágio e de inovação em instituições parceiras no exterior.

BRAFITEC
O BRAFITEC (BRAsil France Ingénieur TECnologia) é um Programa de Intercâmbio desenvolvido no âmbito da cooperação entre o Brasil e a França e que se organiza por meio de parcerias universitárias nas diferentes áreas de Engenharia. Seus objetivos são promover o intercâmbio de estudantes de graduação e de professores em engenharia e estimular iniciativas de alinhamento de programas e conteúdos de ensino, facilitando o reconhecimento recíproco de créditos obtidos junto às instituições conveniadas. Do lado brasileiro, o financiamento das bolsas de estudos é de responsabilidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Programa de Dupla Titulação – ISEP/IPP
O Curso de Graduação em Engenharia Elétrica do Câmpus Florianópolis assinou um convênio com o Instituto Superior de Engenharia do Porto do Politécnico do Porto (ISEP/P. Porto). O Programa de Dupla Titulação tem como objetivo principal o complemento do currículo acadêmico e a partilha de informação diferenciada. Nas instituições de destino os alunos irão obter os conhecimentos menos explorados nas instituições de origem, bem como conhecimentos mínimos considerados relevantes para a atuação profissional em cada país, completando a sua formação e justificando a atribuição de um grau de dupla competência. O aluno deverá realizar um ou dois semestres letivos de estudos na instituição de destino, incluído o desenvolvimento do trabalho associado à dissertação de mestrado e/ou o Trabalho de Conclusão do Curso, ao abrigo do acordo estabelecido. No período de mobilidade está incluído o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) do IFSC para os alunos do ISEP/P.Porto ou o desenvolvimento da Dissertação (DSEE) do MEESEE para os alunos do IFSC. No caso da aprovação total do plano curricular correspondente ao programa de Dupla Titulação e do restante currículo acadêmico do curso de origem, os alunos ficam em condições de obter os dois documentos de habilitações acadêmicas: diploma de Graduação em Engenharia Elétrica pelo IFSC e diploma de Mestrado em Engenharia Eletrotécnica – Sistemas Elétricos de Energia pelo ISEP/P.Porto.

Informações detalhadas sobre estes e outros programas/possibilidades podem ser encontradas no site das Relações Internacionais do IFSC.