O Técnico em Agrimensura

Agrimensura é a área da atuação que trata das questões legais das propriedades territoriais. O Técnico em Agrimensura é o profissional que possui conhecimentos jurídicos e das técnicas de medições (Geodésia e Topografia), das características físicas da terra, além dos conhecimentos sociais e de informática. Possui uma ligação muito grande com levantamento e mapeamento, integrando elementos como topografia, cartografia, hidrografia e geodésia com as novas tecnologias.

A evolução instrumental aliada aos avanços tecnológicos em geral, principalmente na área da informática, permitiu o aparecimento de novas teorias e técnicas que estão transformando completamente a área de mensuração. Os desenvolvimentos em curso abrem perspectivas interessantes no que concerne a automatização da coleta de dados, sistematização dos dados coletados, cálculos topométricos, edição gráfica do trabalho, gerenciamento das informações e apresentação dos resultados. Vem se estabelecendo dessa forma, um novo enfoque no que tange a atuação e a formação dos profissionais envolvidos na área.

Atividades executadas pelo Técnico em Agrimensura

O Técnico em Agrimensura é o profissional da medição que trata das questões legais das propriedades territoriais. Possui conhecimento das técnicas de medições (Topografia e Geodésia), jurídicos, das características físicas da terra, além dos conhecimentos sociais e de informática.
Possui habilitação para executar os seguintes serviços técnicos:

– Levantamentos Topográficos
– Levantamentos Geodésicos
– Fotointerpretação
– Desmembramentos
– Locações de Obras
– Cadastro Técnico
– Georreferenciamento

Áreas de atuação

O Técnico em Agrimensura poderá atuar em empresas públicas ou privadas e como profissionais liberais nas mais diversas áreas, tais como:

– Levantamento topográfico e geodésico
– Georreferenciamento de imóveis
– Cartografia
– Aerolevantamentos
– Sensoriamento remoto
– Cadastro técnico
– Perícia judicial
– Projetos e locação de estradas, ferrovias, portos e aeroportos
– Incorporação urbana
– Construção de obras de engenharia
– Construção de barragens, açudes e hidrovias
– Agricultura
– Reflorestamento
– Irrigação
– Telefonia
– Eletrificação
– Abastecimento de água
– Mineração e prospecção mineral
– Controle, fiscalização e preservação do meio ambiente
– Outros

Motivações

O Técnico em Agrimensura atualmente é o profissional mais capacitado para executar mapeamentos de grandes e pequenas escalas, fazendo uso de equipamentos modernos e de alta tecnologia.

Atualmente a cartografia brasileira é composta de cartas e mapas criados em 1969. Isto tem levado a diversos problemas desde educacionais, passando por problemas sociais e chegando até à problemas econômicos, provenientes da desorganização e da falta de planejamento sobre uma base consistente.

A necessidade de um novo mapeamento em todo o Brasil é emergente. Os municípios estão cada vez mais preocupados em gerir renda baseando-se em seu cadastro técnico das propriedades urbanas, produzindo um cadastro fiscal honesto e eficiente.

Novas leis estão exigindo que seja realizado um mapeamento tecnicamente correto e eficiente para que sirva de base para novos estudos e planejamento em benefício da sociedade, como a Lei de Responsabilidade Fiscal e a Lei do Georreferenciamento dos Imóveis Rurais. Estudos, hoje, estão caminhando para a criação de leis que obriguem também esta organização em meio urbano.