jan

Projeto Eratóstenes

Curso Técnico de Agrimensura do IFSC participa de projeto educacional internacional

O Curso Técnico de Agrimensura do IFSC participou do projeto educacional “Projeto Eratóstenes”, que é realizado anualmente desde 2010 e conta com a participação de centenas de instituições de ensino de países dos continentes europeu, africano e americano.

O projeto consiste em repetir o famoso experimento realizado pelo grego Eratóstenes, antigo chefe da Biblioteca de Alexandria, que há mais de 2.000 anos atrás realizou a primeira medição conhecida do raio da Terra, medindo o ângulo da sombra solar por volta do meio-dia e conhecendo a distância aproximada entre as cidades egípcias de Alexandria e Siena (atual Assuã).

O projeto possui forte apelo educacional, pois, por meio de um experimento relativamente simples (medição do tamanho da sombra de um objeto verticalizado) e de relações matemáticas básicas, é possível estimar o valor do raio da circunferência terrestre.

Alunos do terceiro módulo do período matutino realizaram as medições necessárias por volta do meio-dia do dia 10/10/2019, sendo os dados enviados para a coordenação do projeto, responsável por receber os dados de todas as instituições de ensino participantes e realizar os cálculos necessários.

“Quando recebemos os resultados finais, ficamos bastante satisfeitos, pois o valor calculado para o raio da Terra foi 6.300 km, uma diferença inferior a 2% em relação ao valor de referência atual. Considerando que este resultado foi obtido por um método tão simples quanto medir a sombra em diferentes locais do mundo, a margem de erro obtida é altamente satisfatória”, relata o professor Ivandro Klein. “Como este projeto é realizado anualmente, pretendemos incentivar os alunos dos próximos semestres a participar, pois é uma forma de aprendizado alternativa bastante prática e interessante, e que inclusive pode ser abordada até mesmo nas séries escolares iniciais, devido a sua relativa simplicidade”, conclui.

Mais informações sobre o projeto Eratóstenes podem ser obtidas em: https://sites.google.com/site/projetoerato/