ago

Curso Técnico de Agrimensura tem trabalho publicado no mais importante periódico científico da área

A Tese de Doutorado do prof. Ivandro Klein, juntamente com a Dissertação de Mestrado do prof. Matheus Guzatto, resultou em um artigo publicado no Journal of Geodesy, principal periódico científico da área, intitulado: “A new relationship between the quality criteria for geodetic networks” (Uma nova relação entre os critérios de qualidade para redes geodésicas).

Esta é a primeira vez desde 2007, em uma pesquisa orientada pelo professor João F. G. Monico da Unesp, que um grupo completamente formado por brasileiros atuando em instituições brasileiras publica um trabalho no Journal of Geodesy. São co-autores do artigo e parceiros de trabalho os professores Marcelo Tomio Matsuoka e Vinicius Francisco Rofatto da UFU, Mauricio Roberto Veronez da Unisinos e Felipe Geremia Nievinski da UFRGS (ex-professor do Curso Técnico de Agrimensura do IFSC).

Para o prof. Ivandro Klein, a rede horizontal do campus Florianópolis, implantada nos últimos anos pelos professores e alunos do curso, foi essencial para a publicação do trabalho: “Na primeira versão que submetemos, o artigo foi recusado pela simplicidade dos experimentos. Após eu e o prof. Matheus ingressarmos no IFSC, os diversos experimentos realizados na nossa rede horizontal foram fundamentais para a aceitação da nova versão submetida do artigo.”

Desta forma, ele enfatiza a importância dos alunos do curso e das aulas práticas das unidades curriculares de Topografia: “Esta rede horizontal do nosso campus e seu entorno é um trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos, com a participação direta de diversos professores do curso e dos nossos alunos nas aulas práticas de Topografia. Sempre buscamos a excelência no ensino e ficamos contentes que o nosso trabalho também pode resultar em excelência na pesquisa. Este artigo deve ser acessado por diversos profissionais e pesquisadores no Brasil e no mundo, ajudando a divulgar o nome do nosso curso e da nossa instituição”, conclui.

Link para o artigo: https://link.springer.com/article/10.1007/s00190-018-1181-8

Link para leitura do artigo: https://link.springer.com/epdf/10.1007/s00190-018-1181-8?author_access_token=cBGjzrUYK4k6o_tNT1YF0ve4RwlQNchNByi7wbcMAY55MVdWu5d6PsHAC7sBYUp_TFnAAlluFeHDlzFQ3IdGcVhbjhgGdcNTFGWkdTLtsYldWB5iOD8_Wk5giWx8uLx6VHoGI1T7mULjOcXqKVjJRw%3D%3D